Documento orienta ações e investimentos com foco em mais qualidade no atendimento e maior acesso aos serviços
Mais acesso, cuidado e qualidade nos serviços: esses são alguns dos compromissos do novo Plano Municipal de Saúde (PMS) de Biguaçu. O documento estabelece diretrizes, metas e investimentos que nortearão a gestão da rede municipal pelos próximos quatro anos. A apresentação oficial foi realizada nesta quinta-feira (26), em reunião com gestores e equipes técnicas da Secretaria de Saúde do município.
Construído segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as instruções do Guia para Elaboração dos Planos Municipais de Saúde 2026–2029, fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina e a Superintendência do Ministério da Saúde, o PMS contribui para a identificação das reais necessidades da população e estabelece ações de monitoramento e avaliação, assim como orienta as políticas públicas locais para a área, promovendo melhoria contínua dos serviços e a integração entre os diferentes níveis de atenção.
O documento também integra o planejamento da saúde ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo coerência entre metas e orçamento. Durante o processo, os gestores mapearam fluxos assistenciais, avanços e desafios, o que favoreceu a formulação de diretrizes participativas e integradas.
O Plano Municipal de Saúde de Biguaçu foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, cumprindo as exigências legais e definindo prioridades com foco em ampliar a cobertura da rede e qualificar o atendimento à comunidade.
O encontro de apresentação do plano também contou com a participação da equipe de planejamento da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e da gerência regional da macrorregião da Grande Florianópolis.

