Em um importante ato de cooperação entre os níveis estadual e municipal, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), oficializou na tarde desta quinta-feira (26) um robusto pacote de investimentos para o município de Biguaçu. A solenidade, realizada na Prefeitura da cidade, marcou a destinação de R$ 28 milhões em recursos que visam impulsionar o desenvolvimento local, com foco primordial nas áreas de infraestrutura e educação especial. A iniciativa foi formalizada por meio da assinatura de termos entre o governador, o prefeito Salmir da Silva (Republicanos) e o vice-prefeito Alexandre Martins de Souza (Podemos), na presença de diversas autoridades locais e membros da comunidade.
Na área de infraestrutura, o Governo do Estado comprometeu um aporte de R$ 13 milhões, que será direcionado para uma série de intervenções cruciais para a mobilidade e o desenvolvimento urbano e rural de Biguaçu. Entre as principais ações, destacam-se a pavimentação de ruas estratégicas como a Cônego Rodolfo Machado e a Idelfonso Manoel Jacques, situadas no bairro Rio Caveiras. Além disso, a verba permitirá a aquisição de máquinas e equipamentos pesados, essenciais para otimizar a capacidade operacional da prefeitura na manutenção e execução de obras. Um dos grandes destaques é a pavimentação da Estrada da Guiomar, parte do Programa Estrada Boa Rural, e a pavimentação de uma via que ligará Biguaçu à cidade vizinha de Antônio Carlos, transformando um trecho de chão em asfalto e facilitando o escoamento da produção e o deslocamento da população.
A educação especial também recebeu atenção prioritária, com a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Biguaçu. Com um investimento estadual de R$ 5 milhões, complementado pelo terreno disponibilizado pela prefeitura, a nova estrutura é aguardada há tempos e representa um salto qualitativo no atendimento oferecido pela instituição. A presidente da Apae de Biguaçu, Jaqueline Schuh, e a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, acompanharam o ato. A expansão é vital para ampliar a capacidade de atendimento, que atualmente exige que parte da demanda seja encaminhada para municípios vizinhos, e para oferecer melhores condições de acessibilidade e acolhimento para crianças, jovens e adultos que dependem dos serviços multidisciplinares da Apae.
O prefeito Salmir da Silva expressou sua gratidão e otimismo com os investimentos, enfatizando o impacto transformador nas vidas dos moradores. "Nós iremos melhorar a mobilidade, trazendo mudanças nos acessos, e a pavimentação que ligará Biguaçu a Antônio Carlos será um benefício imenso. Tudo isso é crescimento para o nosso município", destacou Salmir, ressaltando também a importância da nova Apae. O governador Jorginho Mello reiterou seu compromisso com os municípios catarinenses, afirmando que "Biguaçu é uma cidade que está crescendo muito e estes investimentos vão ajudar na manutenção da cidade, além de obras como a da Apae. Sou um governador municipalista porque é na cidade onde tudo acontece e os municípios precisam desse nosso apoio". Os convênios representam um passo significativo para o desenvolvimento contínuo de Biguaçu, promovendo melhorias tangíveis tanto na infraestrutura urbana e rural quanto na qualidade de vida e inclusão social da população.

