A cidade de Biguaçu, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SEMED), celebrou na última terça-feira (26) o talento e o engajamento de estudantes em uma cerimônia de premiação. O evento, realizado no auditório da Prefeitura, reconheceu os vencedores de um concurso de redação e desenho com o tema “Combate à Violência contra a Mulher”, destacando o papel fundamental da educação como ferramenta de transformação social e conscientização sobre esta pauta tão relevante.
A iniciativa mobilizou uma vasta gama de estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, em um esforço conjunto para abordar o enfrentamento à violência de gênero. Inspirado pelos 20 anos da Lei Maria da Penha, o concurso incentivou crianças, adolescentes e jovens a expressarem suas reflexões e criatividade por meio da escrita e da arte. O objetivo central foi estimular a discussão e o posicionamento ativo dos participantes como agentes de mudança na construção de uma cultura baseada no respeito, na equidade e na proteção feminina.
Durante a cerimônia, diversos estudantes foram homenageados por suas produções, que foram avaliadas em diferentes categorias e faixas etárias. Os trabalhos premiados, tanto redações quanto desenhos, abordaram de maneira sensível e inventiva a importância vital do diálogo, da denúncia de agressões e do rompimento dos ciclos de violência e silêncio que afetam muitas mulheres. A qualidade das obras demonstra o profundo entendimento e a maturidade dos jovens diante de um tema complexo e doloroso.
O ato de premiação não apenas celebrou os vencedores, mas também serviu para reforçar o compromisso contínuo do município com ações educativas e preventivas voltadas à conscientização sobre a violência contra a mulher. Em um passo significativo para ampliar o impacto da iniciativa, foi anunciado que as produções artísticas selecionadas no concurso de desenho serão expostas no hall do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, conferindo maior visibilidade às importantes mensagens desenvolvidas pelos estudantes de Biguaçu e envolvendo a esfera jurídica na pauta. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito, secretários municipais, vereadores e membros de academias de letras, sublinhando o apoio institucional à causa.

