A Prefeitura de Biguaçu deu um novo passo na ampliação de seus programas de Educação Inclusiva, firmando, pelo segundo ano consecutivo, um Termo de Colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Antônio Carlos. A parceria estratégica, oficializada nesta quarta-feira (13), visa fortalecer o suporte educacional a estudantes do município com deficiência intelectual e deficiências associadas. O acordo prevê um repasse significativo de R$ 66 mil ao longo de 2026, com o objetivo de custear serviços de Atendimento Educacional Especializado.

Essa colaboração intermunicipal é crucial para atender à demanda crescente por suporte especializado em Biguaçu. Atualmente, a APAE local possui uma lista de espera considerável, o que justifica a busca por parceiros externos. A APAE de Antônio Carlos, que já atende 117 alunos, fornecerá serviços essenciais para 30 educandos de Biguaçu. Entre as atividades oferecidas pela entidade estão acompanhamentos pedagógicos, fisioterapia, fonoaudiologia, aulas de artes, capoeira, informática e educação física, abrangendo um espectro completo de necessidades para o desenvolvimento integral dos estudantes.

O Termo de Colaboração nº 04/2026 detalha que os repasses financeiros serão divididos em nove parcelas mensais, seguindo um cronograma pré-estabelecido. A administração municipal assegurou um rigoroso processo de acompanhamento e fiscalização para garantir a correta aplicação dos recursos públicos. Este monitoramento incluirá visitas de avaliação e a exigência de prestação de contas detalhada, reforçando a transparência e a eficácia da iniciativa. A parceria foi formalizada com a assinatura do prefeito Alexandre Martins de Souza, do secretário municipal de Educação, Gustavo Silva Sagas, do secretário adjunto da pasta, Gabriel Mees, e do presidente da APAE de Antônio Carlos, Leandro da Cunha.

A medida reforça o compromisso da Prefeitura de Biguaçu com a inclusão social e o acesso à aprendizagem para crianças e adolescentes com deficiência. Ao complementar a rede de apoio à Educação Inclusiva, a administração municipal busca promover o desenvolvimento pleno das potencialidades dos estudantes, incentivar a valorização pessoal e contribuir para sua preparação para o mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania. A continuidade desse convênio sublinha a prioridade dada ao atendimento especializado e à garantia de oportunidades iguais para todos os alunos do município.