A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe) para todos os cidadãos com idade superior a seis meses. A iniciativa tem validade a partir desta segunda-feira, 1º de junho, e está alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, após a chegada de novas remessas do imunizante.
As doses da vacina estão disponíveis nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, durante o horário regular de funcionamento. Para ser vacinado, o cidadão deve apresentar um documento de identificação com foto e, se possível, a carteira de vacinação.
O principal objetivo desta ampliação é elevar a cobertura vacinal no município, garantindo maior proteção contra as formas graves da gripe. Esta ação se torna ainda mais relevante com a chegada do período de temperaturas mais baixas e o consequente aumento da circulação de vírus respiratórios, fatores que elevam o risco de contágio e complicações.
Em Santa Catarina, a meta de vacinação para os grupos prioritários é de 90%, porém, até o momento, menos de 40% desse público foi imunizado. Os grupos prioritários incluem idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, que são considerados os mais vulneráveis às complicações da doença. Apesar da abertura para toda a população acima de 6 meses, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a urgência para que os grupos prioritários compareçam para receber a vacina o quanto antes.
Até o momento, o estado de Santa Catarina contabiliza 734 casos confirmados de Influenza e 52 óbitos associados à doença, com a maioria dos óbitos registrada entre idosos. A vacina contra a gripe é gratuita, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e protege contra as cepas mais comuns do vírus Influenza em circulação no Brasil (A (H1N1), A (H3N2) e B). A imunidade completa é desenvolvida entre duas a três semanas após a aplicação.

